sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Darwinismo

Dados geológicos

São princípios fundamentados por Charles Lyell que influenciaram Darwin, que são o facto de as leis serem constantes no espaço e no tempo, deve-se explicar o passado a partir dos dados actuais, por fim, na longa história da Terra ocorreram mudanças geológicas lentas e graduais. Uma prova destes princípios é o facto de Darwin ter observado conchas de animais marinhos, a milhares de metros de altitude, o que nos leva a crer que a Terra tem milhares de anos e está em mudanças constantes e graduais. Como há evolução geológica também pode haver evolução biológica também lenta e gradual.

Dados biogeográficos

São dados apoiados na diversidade dos seres vivos e nos seus aspectos. Darwin reparou que existiam sete variedades diferentes de tartarugas gigantes nas ilhas galápagos e catorze espécies diferentes de tentilhões que diferem entre si, mas mesmo assim, ambos terão tido um ancestral comum. As diferenças verificadas nestes animais devem-se à sua adaptação ao meio envolvente.

Selecção artificial

Com a selecção artificial é possível obter indivíduos com as características desejadas, recorrendo a cruzamentos selectivos previamente planeados. Desta forma, Darwin pensou que se o Homem consegue fazer espécies diferentes então na Natureza também é possível que ocorra uma selecção natural consumada pelos factores ambientais.

Crescimento das populações

Darwin também se baseou na Teoria do economista Malthus sobre o crescimento de populações.
Segundo Malthus, a população humana teria problemas de alimentação no futuro, porque o seu crescimento e a produção alimentos cresciam respectivamente em progressão geométrica e progressão aritmética, o que provocaria uma forte luta pela sobrevivência.

Variabilidade intraespecífica

A grande diversidade de seres vivos e sobretudo a enorme variedade existente entre seres da mesma espécie, constituiu para Darwin, um dado importante no estabelecimento do Darwinismo. Segundo Darwin, os descendentes herdam as variações seleccionadas, que vão acumulando ao longo do tempo.
Por acumulação de variações favoráveis, é possível que surja uma espécie nova – Princípio da herança das variações seleccionadas

Fonte:
Livro "Terra, Universo de Vida" Biologia e Geologia - 11º Ano
http://www.slideshare.net/catir/darwinismo

Um comentário:

António Varela disse...

Muito bem. No entanto, faltam outros dados. As referências?