domingo, 11 de janeiro de 2009

Simbiose

O que é a simbiose ?
Simbiose é uma relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos de espécies diferentes. Na relação simbiótica, os organismos agem activamente em conjunto para proveito mútuo, o que pode acarretar especializações funcionais de cada espécie envolvida.
Há alguma indefinição nos conceitos associados a este termo. Assim, dever-se-á ter presente que a simbiose implica uma inter-relação de tal forma íntima entre os organismos envolvidos que se torna obrigatória.
Ou seja, é uma relação ecológica interespecífica em que há vantagens recíprocas para as espécies que se relacionam; difere da protocooperação por ser, ao contrário dela, uma associação permanente e indispensável à sobrevivência das partes.

Tipos de simbiose
Os tipos de simbiose podem ser, por exemplo o comensalismo, no qual um organismo benificia e o outro nao é muito afectado, e o parasitismo no qual um organismo benificia (o parasita) e outro é prejudicado (hospedeiro).
Por outro lado existem várias formas de simbiose. Em algumas situações, como na simbiose forçada, os organismos necessitam da relação simbiótica para poder sobreviver. Já no caso da simbiose facultativa, a relação simbiótica dá a cada organismo uma chance maior de sobrevivência, mas não é absolutamente necessária.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Simbiose
http://dicionario.babylon.com/Simbiose

Um comentário:

António Varela disse...

Verificar novamente o conceito de simbiose (já o tinha referido na aula).
As referências???