domingo, 22 de março de 2009

Lamarckismo, Darwinismo, Neodarwinismo

Lamarckismo

Darwinismo

Neodarwinismo

Ambiente

O ambiente cria a necessidade de desenvolver um órgão para que os seres vivos de adaptem a ele. E isso é que à evolução da espécie. O ambiente é o motor da evolução

O ambiente é a causa da evolução. Ele influencia a evolução da espécie, seleccionando os seres que estão mais bem adaptados às condições do ambiente, e eliminando os seres que estão menos adaptados (selecção natural).

Tal como no darwinismo, o ambiente é a causa da evolução da espécie. A evolução ocorre para que os seres vivos se melhor adaptem às condições ambientais.

Variabilidade

Não existe variabilidade intra-específica.

Existe variabilidade intra-especifica

Existe variabilidade intra-especifica, mas ao contrário do darwinismo, o neodarwinismo já tem conhecimento da variabilidade genética.

Mecanismos de evolução

Os seres vivos sentem a necessidade de mudarem para se puderem adaptar às condições ambientais. A espécie ao longo de várias gerações vai desenvolvendo uma nova característica

Os seres vivos que estão melhores adaptados às condições do meio sobrevivem melhor e por isso desenvolvem-se mais enquanto que os seres vivos menos adaptados às condições ambientais não sobrevivem, acabando por serem eliminados, pois os que se estão melhor adaptados tornam-se mais abundantes. (selecção natural)

Os seres vivos que estão melhor adaptados ao ambiente tornam-se mais abundantes enquanto que os seres vivos menos adaptados vão-se desaparecendo. Há uma selecção natural, tão como no darwinismo.

Transmissão das características

Lei da herança dos caracteres adquiridos. As características do ser que desenvolveu mais as características transmite estas às gerações seguintes.

Dá-se a reprodução diferenciada, onde os seres vivos que possuem as melhores características se desenvolvem mais, transmitindo estas às gerações que se seguem, acabando os seres com as piores características por desaparecer.

Dá-se a transmissão da informação genética dos seres vivos com melhores características para as gerações seguintes (reprodução diferencial)

Fonte:

"Terra, Universo de Vida" Biologia e Geologia - 11º Ano

Um comentário:

António Varela disse...

Muito bem. As referências?